Sequestro Internacional de Crianças

A Convenção da Haia de 25 de outubro de 1980 sobre os Aspectos Civis da Sequestro Internacional de Crianças (Convenção da Haia de 1980) é um tratado multilateral que estabelece procedimentos para o retorno efetivo de crianças que foram ilicitamente subtraídas ou retidas pelos seus pais ou responsáveis fora do seu país de residência habitual. Atualmente a Convenção da Haia de 1980 tem a adesão de 98 Estados Contratantes.

O material abaixo foi selecionado para aqueles interessados em melhor entender ou aplicar a Convenção. Material adicional poderá ser encontrado nas páginas em inglês e espanhol.

Fontes Brasil/Portugal

Brasil

  • Decreto nº 3.413, de 14 de abril de 2000: Promulga a Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, concluída na cidade de Haia, em 25 de outubro de 1980.
  • Decreto nº 3.951, de 4 de outubro de 2001: a Autoridade Central para dar cumprimento às obrigações impostas pela Convenção sobre os Aspectos Civis do Sequestro Internacional de Crianças, cria o Conselho da Autoridade Central Administrativa Federal contra o Sequestro Internacional de Crianças e institui o Programa Nacional para Cooperação no Regresso de Crianças e Adolescentes Brasileiros Sequestrados Internacionalmente.
  • Decreto nº 1.212 de 3 de agosto de 1994 – Promulga a Convenção Interamericana de Restituição Internacional de Menores, concluída na cidade de Montevidéu, em 15 de julho de 1989.

Portugal

  1. Fontes da Haia
  2. Fontes Brasil/Portugal
  3. Jurisprudência
  4. Material de Apoio
  5. Sections